19/06/2019
Grandes filas para entrar, bandeiras e fogos na Praça Charles Miller, muita festa nas arquibancadas cheias do Pacaembu, grandes personalidades na tribuna de honra e transmissão ao vivo da Globo e do Sportv.
Assim foi o dia das grandes finais da Taça das Favelas São Paulo 2019, que eternizaram as meninas do Complexo da Casa Verde e os garotos do Parque Santo Antônio como primeiros campeões de uma edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.
"Foi uma festa especial. O público paulista abraçou a Taça das Favelas e o Pacaembu ficou cheio e lindo, valorizando demais a nossa competição", comemorou Marcivan Barreto, coordenador comunitário em São Paulo da Central Única das Favelas (CUFA), organizadora do torneio, que é produzido pela InFavela.
No primeiro jogo do dia, as meninas do Complexo da Casa Verde venceram a favela de Paraisópolis por 2 a 0, com dois gols da atacante mineira, no início do jogo. No segundo tempo, as meninas de Paraisópolis até que tentaram uma reação, mas não conseguiram chegar ao gol. Título para a Casa Verde, da grande guerreira Mineira.
“Isso daqui para mim é muito gratificante, pois eu passei por uma depressão e eu pensei em me matar. Alguma coisa me dizia o tempo todo para eu tirar a minha vida, mas do outro lado, tinha alguém que me falava para eu não desistir. Estar aqui hoje é uma redenção para mim, estou muito feliz, não tem como explicar”, declarou a atacante Mineira, uma das artilheiras do campeonato, com 6 gols.
Os meninos fizeram um primeiro tempo muito disputado. O gol só saiu no final da etapa, quando o Parque Santo Antônio abriu o placara. A segunda etapa deu a impressão que o título seria conquistado com facilidade pela favela da Zona Sul de São Paulo, que abriu 3 a 0, logo nos primeiros minutos.
O Parque Santo Antônio chegou a fazer o quarto, mas foi anulado. Depois disso, a Favelas do 1010 cresceu e conseguiu fazer dois gols, ainda tendo chance do empate. Mas a primeira Taça das Favelas São Paulo masculina ficou mesmo na Zona Sul paulistana. Geovane, Vitor e Enzo fizeram os três gols da campeã, Pedro Rosa e Breno descontaram para a vice.
“Emoção indescritível fazer um gol no Pacaembu lotado. É mais do que a realização d um sonho. Agora é fazer muita festa na nossa favelas e comemorar com a família e os amigos”, disse Geovane, eleito o melhor jogador da partida pela transmissão da Globo.
A Taça das Favelas São Paulo 2019 teve como embaixadores o capitão do pentacampeonato mundial de futebol, Cafu, a ex-jogadora de basquete medalhista olímpica, Marta, e o rapper paulista, Dexter, e contou com patrocínio de PicPay, Friboi, Assaí Atacadista e Uber, apoio de Box Mineiro, Vai Voando, Euro Sports, Globo, Sportv, Comunidade Door, Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Mycujoo e Placar Esportivo, e cooperação da UNESCO.
Economia criativa mesmo
CUFA participa do Dia D do Ministério da Saúde
CUFA CARD, O CARTÃO QUE INCLUI MORADORES DA FAVELA NA ECONOMIA
Celso Athayde, CEO da Favela Holding, lança a Black & Black, a primeira rede social indicada para o público negro do mundo
Rede social para o público negro incentiva o afroempreendedorismo
Favela Holding prova no ‘Reage, Rio!’que comunidades movimentam muito a economia